58º Modtissimo assinala a retoma do setor têxtil e vestuário
“Estamos a entrar num novo ciclo das feiras internacionais em que feiras mais pequenas como a nossa podem ser muito beneficiadas e esta edição é prova disso”, diz Manuel Serrão, CEO da Associação Seletiva Moda, responsável pela organização do certame que decorreu nos dias 7 e 8 de outubro na Alfândega do Porto.
Entre os destaques desta edição nota para a parceria com a Advantage Áustria que resultou na primeira edição do MODTISSIMO com um País Convidado: a Áustria. “É a primeira vez que temos um país convidado, uma proposta que veio aliás da própria Áustria, e um dos reflexos é o número de compradores austríacos, que foi dez vezes maior que o habitual” afirma Manuel Serrão, diretor da feira.
NÚMERO DE COMPRADORES ESTRANGEIROS
O número de compradores estrangeiros traduziu-se num aumento de 35% em relação à última edição, acima de todas as expectativas, com especial relevo para os compradores alemães, austríacos, espanhóis, suíços, holandeses e franceses.
“Tivemos muita procura e foi evidente que as pessoas vêm com muita vontade de fazer negócios”, conta Matilde Costa, responsável pela gestão dos compradores estrangeiros.
Uma sensação que é também partilhada pela esmagadora maioria dos 280 expositores a marcar presença no MODTISSIMO. “Superou todas as expectativas.”, considerou Carlos Araújo, team leader de moda da Adalberto, localizado na ala de tecidos. Já na ala poente, onde se localizavam as empresas de confecção, ouviram-se reações muito positivas: Innovartex by My Shirt revelou-se agora “muito esperançada” e a SMSenra, Lda admite que o “número de compradores estrangeiros presentes superou” qualquer idealização prévia.
Contas feitas foram apresentadas do MODTISSIMO mais de 400 coleções onde a inovação, a sustentabilidade e o design revelaram a qualidade da têxtil e vestuário nacional em toda a cadeia de valor. Outra prova disso foi o showcase do iTechStyle Green Circle, o maior de sempre.
Foram apresentados 44 artigos – 42 coordenados e duas carteiras – desenvolvidos por 33 empresas portuguesas: nove empresas confeccionadoras, cinco de têxteis-lar e 30 empresas da área de tecidos e materiais, e selecionados de acordo com exigentes parâmetros de sustentabilidade e circularidade.
OS NOVOS PATROCINADORES
A 58º edição do MODTISSIMO, que decorreu nos dias 7 e 8 de outubro, contou ainda com dois novos patrocinadores, o BPI e a FashionTV. O reputado banco, assim como o canal de referência na área da moda mostraram-se interessados em patrocinar aquele que é o único salão comercial têxtil e de moda em Portugal.
Como é já habitual, o certame da fileira têxtil foi o palco da seleção dos finalistas da próxima edição dos iTechStyle Awards nas suas quatro categorias – tecidos, produtos, sustentabilidade e acessórios. A. Sampaio, com duas nomeações, RDD, Tintex, B. Mum, Onwork, Pafil, Women’s Empowerment, Inovafil, Becri, FSM, Lipaco, Envicorte e Louropel são os novos 14 finalistas cujos os vencedores, juntamente com os selecionados em fevereiro, serão escolhidos durante o iTechStyle Summit.
O regresso do MODTISSIMO aos salões da Alfândega do Porto marcou mesmo o alinhamento das principais televisões e jornais nacionais. Os diferentes noticiários e publicação destacaram o recorde de expositores, a grande afluência de compradores estrangeiros e anunciaram a retoma do setor têxtil e vestuário.
Fonte: MODTISSIMO