Gestão de fornecedores na indústria têxtil: conheça as melhores práticas
Você se lembra de seus fornecedores somente na hora em que precisa fazer uma compra? Pois saiba que uma estratégia comercial completa inclui a boa gestão de fornecedores. E a razão é muito clara: a escolha certa e um bom relacionamento podem resultar em negociações mais vantajosas.
Com a necessidade permanente de se destacar em um mercado de altíssima competição, obter descontos e prazos estendidos pode ser o diferencial que tornará o seu produto mais atrativo.
Por isso, conheça estas quatro dicas para melhorar essa relação na indústria têxtil. Continue a leitura.
Selecione as opções
Comece a seleção das empresas fornecedoras a partir de uma pesquisa de mercado. É preciso conhecer detalhes como capacidade de produção, flexibilidade na negociação, políticas de sustentabilidade, reputação no mercado e suporte no pós-venda. Além de outros pontos que terão relação direta com os custos da operação de compra, como prazos de pagamento e localização (para efeitos de impacto na despesa com transporte e tempo para entrega).
O preço mais baixo não deve ser o único fator de decisão. Afinal, quando considerado isoladamente, ele pode comprometer a qualidade dos materiais. No momento de optar, deve ser feito um cálculo detalhado de custo-benefício e classificar essas avaliações para que sejam selecionados mais de um fornecedor (evitando, assim, depender de apenas uma alternativa).
Desenvolva a parceria
Negociações duradouras e bem-sucedidas têm como ingredientes a relação de transparência e a clareza de objetivos. Esses dois elementos permitem um trabalho conjunto, no qual os propósitos de ambos os lados possam se complementar. Uma realidade que não deve ser esquecida é a de que existem outros clientes para o seu fornecedor. E, a partir do momento em que uma parceria não for vantajosa, ele poderá abrir mão dela ou dedicar-se com mais afinco a outro comprador.
Assuma como meta fazer com que os parceiros tenham interesse em continuar trabalhando e crescendo junto com sua marca.
Mantenha os pagamentos em dia
No momento em que você recebe um pedido de insumos, provavelmente existe uma conferência detalhada com relação ao produto, ao volume e ao prazo, correto? Pois esse mesmo rigor deve se aplicar também às obrigações financeiras.
Os pagamentos aos fornecedores precisam estar sempre em dia, não apenas para manter uma boa relação com eles, mas também para garantir a saúde financeira da sua empresa. Em possíveis eventualidades, procure negociar com antecedência um novo prazo ou fazer a renegociação de valores.
Participe de eventos da indústria
Acompanhar as novidades do setor também é fundamental para estar apto a identificar a qualidade de um fornecedor, escolher um novo, quando necessário, e manter um diálogo aberto, produtivo e de alto nível com a indústria de matéria-prima. Trata-se de uma forma de entender a respeito da evolução dos tecidos, maquinário e da realidade de custos no mercado.
Eventos especializados são também uma excelente oportunidade de realizar networking e gerar novos e lucrativos negócios.
Investir na gestão de fornecedores da maneira correta significa potencializar resultados, reduzir custos e ter a chance de oferecer um produto final de qualidade a um preço mais competitivo. É, sem dúvida, uma maneira de se destacar da concorrência sem realizar altos investimentos.
E na sua empresa, já existem processos de gestão desenvolvidos de maneira lucrativa? Para conhecer mais novidades e dicas de negócios, assine nossa newsletter.