Signs Nordeste - MaquintexNOTÍCIASSem categoria Feiras do setor têxtil, comunicação visual e embalagens encerram edição 2025 no Ceará com mais de 15 mil visitantes

Feiras do setor têxtil, comunicação visual e embalagens encerram edição 2025 no Ceará com mais de 15 mil visitantes

Foram 200 expositores de todo país e uma movimentação de R$ 600 milhões

As feiras Maquintex + Signs Norte|Nordeste + Pack&Graph chegaram ao fim na última quinta-feira (25), em Fortaleza (CE), celebrando o sucesso de mais uma edição. Realizados no Centro de Eventos do Ceará, os três eventos reuniram mais de 15 mil visitantes ao longo dos dias e consolidaram o polo nordestino como um dos mais promissores mercados para a indústria têxtil, de comunicação visual e de embalagens.

Ao todo, foram 200 expositores vindos de diferentes regiões do Brasil, que trouxeram novidades em máquinas, equipamentos, insumos e soluções inovadoras para os setores. O resultado foi positivo, gerando uma movimentação de R$ 600 milhões e evidenciando a força de negócios que o evento gera. O Grupo 4all, por exemplo, destacou que obteve a venda de 10 máquinas ao longo de três dias de Maquintex e, segundo eles, o pós-feira vem rendendo mais frutos.

Além da geração de negócios, o público também teve acesso a uma intensa programação de conteúdo. Entre palestras e talks foram 49 espaços de discussão que abordaram temas como inteligência artificial, indústria 4.0, empreendedorismo, finanças, tecnologia, inovação e tendências de mercado.

Entre os destaques, esteve o talk show “Marcas Cearenses – Juntas pelo impacto positivo. O futuro do Jeans Sustentável e desejável”, promovido pelo espaço Denim Meeting Eco, e contou com a participação de quatro representantes de marcas regionais, entre elas a diretora criativa da TLF Jeans, Thicy Lemos. A palestra promoveu reflexões sobre os caminhos da moda responsável e o papel das marcas em um mercado cada vez mais consciente.

“Acreditamos que a moda tem o poder de transformar realidades. Estar no Denim Meeting é uma forma de reafirmar nosso propósito de criar peças desejáveis, mas que também carreguem respeito ao meio ambiente e às pessoas envolvidas em todos os processos”, destacou a empresária.


Uma das novidades desta edição foi a realização, pela primeira vez no Ceará, de um podcast ao vivo diretamente da feira, transmitido pelo Instagram da Febratex. No espaço, diversos expositores compartilharam suas experiências, apresentaram soluções e debateram os impactos da tecnologia, inovação e design nos setores representados.


Entre os convidados, esteve a equipe da VOTU RFID Solutions, empresa sediada em Fortaleza (CE) que vem revolucionando a forma como indústrias e varejo realizam inventários. Com seus sistemas de identificação por radiofrequência (RFID), a VOTU consegue mapear até 15 mil itens em apenas uma hora com apenas uma pessoa envolvida, processo que de forma manual poderia levar dias para ser concluído.


“Participar do podcast da Maquintex foi uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimento e aproximar ainda mais o mercado da tecnologia RFID. Nosso propósito na VOTU é justamente desmistificar essa inovação, mostrar de forma prática como ela eleva resultados e transforma a gestão de estoques e operações no varejo e na indústria. Quanto mais conseguimos falar sobre o RFID e explicar seus benefícios, mais contribuímos para que as empresas percebam que a tecnologia não é o futuro, é o presente”, afirmou Rodrigo Martins, diretor executivo da VOTU RFID Solutions.


O podcast também recebeu Airton Bruno, organizador do Festival Olhares, evento que acontece em dezembro em Fortaleza e discute a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ao lado das modelos e influenciadoras Alice e Livinha, que abordam causas atípicas na internet, Airton destacou a relevância de dar visibilidade a iniciativas inclusivas.


“Foi uma grande oportunidade participar do podcast no estande da Febratex, um espaço que nos permitiu dar visibilidade ao Festival Olhares, que também teve destaque na Maquintex. Momentos como esse mostram a força de iniciativas que buscam um mercado de trabalho mais inclusivo, valorizando talentos e transformando realidades”, afirmou Airton Bruno.

Outro ponto alto da programação foi a realização do Cambea (Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo). Nesta edição, 12 duplas de instaladores profissionais se enfrentaram em provas ao vivo que exigiram técnica, precisão e criatividade. Na fase eliminatória, cada dupla teve 1h30 para envelopar a lateral e o capô de dois veículos. No último dia, as duas finalistas encararam o desafio máximo: envelopar um carro completo em apenas cinco horas. A grande dupla vencedora foram os fortalezenses Matheus e Leonardo, que conquistaram o título de melhor equipe do Nordeste, contra uma dupla paraguaia.

“Encerramos esta edição com a certeza de que cumprimos nosso propósito: conectar pessoas, gerar negócios e promover conhecimento para os setores têxtil, de comunicação visual e embalagens. Receber mais de 15 mil visitantes em Fortaleza é a prova da força do mercado nordestino e do interesse por inovação e tecnologia. O resultado nos motiva a seguir investindo em experiências cada vez mais completas e transformadoras, já com grandes expectativas para 2027”, finaliza Hélvio Pompeo Madeira, presidente do Febratex Group.


O saldo positivo desta edição deixa as expectativas ainda maiores para o futuro. Cerca de 80% das empresas presentes já assinaram a renovação de seus contratos para participar da próxima feira, que já tem data marcada: de 5 a 7 de outubro de 2027, novamente em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, desta vez no Pavilhão Leste.

Translate »