Museu Angelo Spricigo – MAS

O fundador do Museu Angelo Spricigo – MAS, Sr. Angelo Spricigo, iniciou com 82 anos de idade as atividades voltadas às máquinas de costura.

Com as duas máquinas que por tantos anos ele havia presenciado sua esposa, que tinha acabado de falecer, costurar inúmeras peças de roupa, começou com o ofício de revisar e consertar máquinas de costura em sua oficina.

Após essas duas, comprou outras, ganhou muitas doações e até encontrou máquina de costura no Rio dos Queimados que serpenteia o espaço urbano de Concórdia. Ia também em ferro velhos onde encontrou muitas unidades que, da mesma forma, foram levadas até sua oficina.

Iniciava bem cedo e era necessário que alguém o chamasse para almoçar. Depois vinha um pequeno descanso acompanhado da tradicional sesta.

À tarde, o Sr. Angelo Spricigo estava novamente envolto em máquinas de costura desmontadas, ferramentas, peças, desengripante e óleos para lubrificação. Da mesma forma, era necessário que alguém o chamasse para jantar.

A atividade que começou com 82 anos, se estendeu por todos os dias e anos seguintes permitindo que o fundador do Museu Angelo Spricigo sempre tivesse lucidez, desenvoltura, vontade, satisfação e muito amor pelo que fazia.

Com 99 anos de idade, ajudado por uma cadeira de rodas, ele era levado até a oficina. Já não passava mais o dia todo a trabalhar em suas máquinas, mas continuava com o amor de ver suas “filhas”, como carinhosamente chamava as máquinas de costura, revisadas e funcionando.

O Sr. Angelo Spricigo faleceu em 2020 com 105 anos de idade. Mas antes viu que o seu início com as máquinas de costura se transformara em um Museu que é conhecido nacional e internacionalmente. Desde 2014 detém o certificado como A MAIOR COLEÇÃO DE MÁQUINAS DE COSTURA DO BRASIL. Esse certificado foi concedido pelo RankBrasil.

Translate »