Negócios da Moda: desafio transdisciplinar
Abrir uma empresa na imensa área de moda requer coragem, mas sobretudo, requer conhecimento teórico e, sobretudo, prático na área. Infelizmente, se você não quer perder dinheiro e tempo, não adianta só ‘gostar de moda’, afinal, é fácil gostar de moda, é uma manifestação sociocultural e estética fascinante. Mas do ponto dos negócios, da atuação profissional, é necessário você estar preparada(o) para atuar neste setor.
Moda é uma área complexa
Moda é um setor industrial. No mínimo 3 grandes cadeias produtivas estão envolvidas diretamente com moda: (1) têxtil-confeccionados; (2) couro-calçadista – calçados, bolsas e cintos -; e (3) acessórios em metais – joias, semijoias/folheados e bijuterias. Fora o universo de serviços à sua volta, que vai de agências publicitárias até grandes varejistas, passando por empresas de logística, plataformas digitais de vendas, agências de relações públicas e um batalhão de terceirizados e autônomos, todos especializados em atender o mercado de moda.
Ao mesmo tempo, a moda coopta para si tanto uma infinidade de manualidades e fazeres que são artesanais, como pesquisas avançadas sobre novos materiais, tecnologias produtivas e intersecções com áreas de saúde, inteligência artificial etc. É um mundo amplo, diversificado, com mil formas de se atuar nele. De uma costureira ou revendedora de semijoias, até ser um grande rede varejista ou gigante na produção de jeans mundial, passando por trabalhar como vendedor(a) em loja de moda, ou ser proprietário de uma marca cheia de glamour, no nosso país, todas essas frentes são atuações que estão no âmbito de Negócios da Moda. Percebeu a complexidade?
Por isso, um profissional ou empreendedor da área de Moda necessita saber sobre o intrincado e sofisticado funcionamento da moda em sua região, em seu estado, no Brasil e no mundo. Mais que isso, precisa compreender o modelo de negócio em que atua. Todo negócio tem um modelo, e ter consciência dele é fundamental para poder atuar de maneira consciente e tomando decisões que ajudam a todos os envolvidos. Mas o que é um modelo de negócio? O modelo de negócio pode ser resumido em um Business Model Canvas, um quadro em que resume as principais posturas e decisões de uma empresa.
Elementos Estruturais de um Modelo de Negócios
Toda empresa precisa compreender sobre as segmentações que atende, como se relaciona (relacionamento com os clientes) e por onde se relaciona (canais) com suas segmentações. Ter consciência de sua proposta de valor é fundamental, para quem não sabe do que se trata, proposta de valor é o diferencial de mercado, a maneira como a sua empresa soluciona os problemas dos clientes (e isso é entregue via produto e/ou serviço). Sem proposta de valor, sua empresa é só mais uma no mar de empresas. Sabendo isso, é momento de elencarmos as atividades, recursos e parceiros-chave.
As atividades-chave são as ações (definidas por verbos) que se você não fizer, o negócio não irá acontecer. Os recursos-chave são as coisas que são necessárias ter, e tome atenção, porque elas podem ser materiais e imateriais. Por exemplo, para ter uma loja digital, é necessário ter computador, estoque, embalagens (exemplos de coisas materiais), mas é necessário ter conhecimento sobre comércio digital e marketing digital (conhecimento é imaterial). E a proposta de valor, como falamos anteriormente, é o que te diferencia no mercado. Mas como vamos saber ser diferentes? Bem, se você conhece a sua segmentação em profundidade, você saberá quais são as principais dores, as problemáticas que ela enfrenta, e assim você pode criar soluções para essas dores.
Área Financeira: ponto fraco de muitos empreendedores criativos
É neste ponto que alcançamos o ‘calcanhar de Aquiles’ de diversos empreendedores criativos: pensar e lidar com o dinheiro. Inicialmente para se pensar de maneira mais tranquila deve-se dividir a área de finanças em duas frentes: Estrutura de Custos e Fontes de Receita. Estrutura de Custos é tudo o que a empresa gasta para se manter: compra de materiais, impostos, locação de espaço (on e/ou offline), colaboradores, fornecedores de todo tipo, água, luz, internet, gás etc. (ah! não se esqueça das suas horas de trabalho), enfim, todo tipo de gasto necessário e imprescindível para o bom funcionamento do negócio. Fontes de Receita é como o dinheiro entra na empresa: venda de produtos, locação, assinaturas, rendimentos de investimentos etc. Um ponto que temos que destacar: não misture o dinheiro da empresa com seu dinheiro pessoal. Esse é um dos principais erros, e que pode dar muita dor de cabeça.
Negócios da Moda é um desafio transdisciplinar, que pode ser e dar um imenso prazer e muita realização pessoal, se você tem consciência dos processos envolvidos, caso contrário, pode ser fonte de dissabores e decepções consigo próprio e com o setor. Como não cair na ilusão e realizar seu sonho? Primeiro se prepare. De cursos livres à pós-graduação (lato e strictuto sensu) há diversas maneiras de você se preparar. Contrabalanceie fazer cursos que te inspiram com os necessários. Existe uma área de sonho e criação? Há, ela é inegável. Mas você também precisa ter um lado pragmático e pé no chão para não cair em um buraco de dívidas, e acabar transformando o sonho em pesadelo. Bora se preparar? Para isso, a Tendere preparou um curso panorâmico, que te dá os instrumentais que qualquer um precisa para lidar com uma modelagem de negócios.
O curso de Negócios da Moda Tendere
A Tendere disponibiliza toda sua experiência em 10 anos no mercado de moda brasileira, e oferece um curso em 6 aulas, com 12 horas de muito conteúdo, por apenas R$ 170,00 (cento e setenta reais). Nosso intuito é tornar acessível o conhecimento básico, as dicas que nos ajudaram e que ajudaram nossos clientes de diversos portes a serem sucesso em suas áreas. Quer adquirir?
É só clicar aqui: Curso de Negócios da Moda Tendere
FONTE: TENDERE